Translate this Page




 

 


Terapias naturais 3

Terapias página 3

Terra, Ar, Sol  -  Fitoterapia  -  Reiki  -  Exercícios físicos  -  Geoterapia  -  Hidroterapia
Helioterapia  -  Talassoterapia  -  Bioenergia  -  Trofoterapia  -  Aeroterapia
Desintoxicação  -  Massoterapia e Reflexoterapia  -  Meditação - Biomagnetismo


 

AEROTERAPIA - A Energia do ar

arO ar é um elemento da natureza indispensável à vida de todos os seres vivos; terra-água-plantas-animais e humanos. Todos somos como que acolhidos e envoltos nessa manta protetora da natureza. Poderíamos dizer que é o carinho protetor de Deus que envolve todos os viventes. É a força criadora de Deus que sustenta, fecunda, gera e renova todos os seres do Planeta. A presença do ar é invisível, mas é atuante e eficaz na sua manifestação. Só sentimos sua importância e sua presença quando ele escasseia ou quando está poluído. O ar é o Espírito de Vida ou o Sopro da Vida de que fala a Bíblia, o o Prana, na linguagem oriental.
O gesto de inspirar e expirar se constitui numa terapia de auto-cura e libertação, integração aos demais elementos e fontes de energia da natureza. Inspirar e expirar possibilita a oxigenação do sangue que rega o corpo inteiro. As técnicas de respiração são exercícios de sabedoria que renovam nossas forças, nosso ânimo e nosso prazer de vida.
Quando a raiva lhe vier..., respire fundo e sentirá mudança nos seus impulsos. Em qualquer mal-estar, respire fundo... Não há saúde sem uma boa respiração. Vivemos por longo tempo sem comer, alguns dias sem beber, mas, não menos de cinco minutos sem respirar.
O ar é nossa primeira fonte de energia ao nascer. O primeiro ato a favor de nós mesmos é a respiração e será também nosso último sinal vital ao partir deste planeta. Infelizmente, como todos os elementos da natureza, o ar também está comprometido. Observe o que se passa no planeta hoje. O progresso tem o seu preço e exige consciência e compromisso, porque sem o ar puro hão há vida.
Segundo dados disponíveis em: https://talassoterapia.do.sapo.pt/aeroterapia.htm, o ar marinho é carregado de iodo, particularmente sobre as praias onde as algas têm ocasião de se encontrarem expostas ao ar.
Com efeito, buscas recentes mostraram que as laminarias apresentam a característica seguinte: quando não são imergidas ( por exemplo na maré baixa ) elas libertam na atmosfera os seus próprios sais iodados sobre uma forma volátil.
Por tanto fazer " banhos de ar " é bastante enriqueçedor pois é preciso que se corra e efetue movimentos de ginástica para se aquecer; mas é claro, que para isso é necessário um bom estado geral a nível físico.
Senão se sentir cansado, impossibilitado ou que a estação não o permita, caminhe ao longo das praias respirando muito profundamente.
Os citadinos respiram mal: as poluições do ar, a diminuição das taxas de oxigenio nas cidades, provocam da parte dos pulmões uma espécie de reação instintiva de defesa que lhes faz reduzir a amplitude da inspiração e expiração.
Então, junto à natureza, aproveita-se este ar puro e rico, respirando fundo. Pouco a pouco, o ritmo da sua respiração diminuirá, enquanto a amplitude aumentará. Resumindo, a respiração torna-se á mais lenta, mais profunda e mais eficaz.
Banho de ar - O banho de ar é uma técnica terapêutica da medicina naturalista que qualquer pessoa pode praticar. Ele exerce um efeito relaxante, ao mesmo tempo que estimula a circulação do sangue e a eliminação de toxinas através da pele. Além disso, tonifica a epiderme, visto que as células cutâneas absorvem diretamente até 1% do oxigénio de que o corpo necessita.
Durante a INTENSIVA serão realizados, diariamente, além do Banho de ar, diversos exercícios e atividades aeróbicas terapêuticas.   Voltar ao topo


 

DESINTOXICAÇÃO - A recuperação da Energia

intoxicadoFalamos de intoxicação quando o organismo revela a presença de toxinas, pelos sintomas e reações que apresenta: vômito, diarréias, alergias, etc. é prova de que o corpo quer se livrar das toxinas que foram ingeridas. Nosso corpo é perfeito: assimila a taxa necessária de bons alimentos, como sejam: vitaminas e sais minerais e, com grande esforço, tenta livrar-se dos excessos de alimentos com baixo teor de vitalidade.
A pesquisa científica mostra que existe uma relação direta entre o excesso de alimentos refinados e a prisão de ventre crônica, que é um fator decisivo no desencadeamento de doenças degenerativas do aparelho digestório.
Deixando de comer vegetais ricos em fibras, vitaminas, enzimas e substâncias biológicas naturais em quantidades suficientes, as pessoas "estão cavando a própria sepultura com os dentes".
Uma grande parte das doenças fatais de nossa época estão diretamente ligadas à ingestão excessiva de substâncias que o nosso organismo só pode tolerar de vez em quando ou em pequenas doses, para que os órgãos excretores tenham tempo de eliminá-los (fumo, carnes, gorduras, ovos, laticínios, álcool, produtos industrializados, etc.).
A doença do corpo sempre corresponde a um esforço do próprio corpo para restabelecer o equilíbrio. Em vez de silenciar os sintomas, podemos aprender a escutar as mensagens do organismo e ajudá-lo a curar-se por si próprio. É essencial diminuir o nível geral de intoxicações, para que o organismo possa se limpar, se despoluir e regenerar.
Aprenda a colaborar com o dinamismo da regeneração e terá uma qualidade de vida saudável e feliz.
Além da escolha de alimentos saudáveis, acostume-se à prática de exercícios físicos e caminhadas para que o corpo possa haurir o máximo de vida, ar puro, mente positiva e saudável, então poderemos dizer como o Prof. Niehans: "Não podemos acrescentar anos à vida, mas podemos acrescentar vida aos anos".
Talvez no início seja necessário fazer uma rigorosa faxina na nossa "casa", no nosso corpo físico, uma desintoxicação, onde são expulsas do nosso organismo todas as matérias intoxicantes, tanto físicas, mentais, emocionais e, então, a partir daí, iniciarmos a sublime tarefa de nos vitalizarmos.
A desintoxicação é um dos procedimentos básicos da INTENSIVA.   Voltar ao topo


 

MASSOTERAPIA E REFLEXOLOGIA - A Energia nos meridianos

massoA massagem é uma forma milenar de tratar o ser humano e suas disfunções, através do contato tátil com sua pele, nervos, meridianos e músculos. As massagens mais conhecidas são de relaxamento, estética e terapêutica e muito mais do que tratar apenas o sistema físico, concorre para harmonizar todo o fluxo energético-vital de quem a recebe.
A reflexoterapia tem, praticamente, os mesmos objetivos da massagem, mas concentra-se mais na pressão sobre pontos específicos dos pés ou das mãos, que segundo a técnica, tem relação direta com órgãos e sistemas correspondentes do corpo.
Nas Intensivas os participantes tem o contato direto com tais práticas, objetivando conhecê-las, saber o que são, sua finalidade, uso e importância na harmonização integral de cada um.
A partir daí, cada qual poderá, no exercício de sua vida, procurar pessoas compromissadas com a ética e a consciência humanitária, para se tratar, ou até mesmo para aprender tais práticas, técnicas e métodos.    Voltar ao topo


 

MEDITAÇÃO - O contato com a alma

meditaO mundo, no dia-a-dia, não nos permite o contato com nossa alma. Vivemos sempre fora, em algum lugar, ausentes de nós, buscando nos encontrar em algum templo, em alguma prática, menos em nós mesmos. São tantas as tarefas, os encargos, as crenças, os entretenimentos, as buscas, que não somos capazes de nos escutar, nos perceber, nos sentir e viver, propriamente dito, e, quando, por alguma razão, somos levados a fazer isso, nos exasperamos e fugimos.
A meditação é uma viagem infinita para dentro de si mesmo. É quando acomodamos nosso corpo físico, nos conscientizamos dele e abrimos todos nossos sentidos sensoriais, extra-sensoriais e nossa mente, para ouvir-nos e ouvir o próprio universo, que se expressa através de nós.
Nas Intensivas a meditação tem um lugar especial, dada a sua importância na auto-cura, já que todos nossos "males", sejam quais forem, tem raízes profundas em nós mesmos, que, com o decorrer do tempo, se não os tratarmos em suas raízes, os vivenciaremos, de algum modo, em nossa vida.
Meditar é um reencontro consigo e aprender a meditar, é autocurar-se e autoconduzir-se; é uma necessidade humana básica e o IEP L'AMIGO procura, nestes dias de Intensiva, compartilhar isso com todos que o buscam, para que possam, depois, nos seus lares, no trabalho, em qualquer lugar, continuar a vivenciar o que aprenderam.   Voltar ao topo


 

BIOMAGNETISMO - A energia das polaridades

O Biomagnetismo é um processo terapêutico criado pelo médico Dr. Isaac Goiz Durán, para detectar, classificar e corrigir as alterações fundamentais do pH (potencial de Hidrogênio) dos organismos vivos, especialmente dos organismos humanos.

As ferramentas usadas são imãs e os pontos a serem rastreados são os indicados pelo inventor do método.

O IEP L'AMIGO interessou-se por esse processo de cura e encaminhou duas pessoas para o Curso-Treinamento, que aconteceu nos dias 01 a 07/02/2013, em Canoinhas/SC. O repassador do método, foi o Pe. Elias, missionário Comboniano, que também é médico, com vasta experiência na aplicação do biomagnetismo.

Estamos ainda em fase de assimilação dos conteúdos e reconhecimento dos pontos de rastreio, mas, nesse pouco tempo, já vislumbramos bons resultados na aplicação do método, que, nos será importante.   Voltar ao topo